Lançamento do livro: Os Desafios do empresário brasileiro

Autores: Daniel Moreira, Harrison Nagel e Juliano Ryzewski
Dia: 4/11
Horário: 16h
Local: Praça de Autógrafos/ Feira do Livro de Porto Alegre
Palestra: 4/11, às 14h30, na Sala Oeste do Santander Cultural

Os desafios do empresário brasileiro

Direcionado ao empresário brasileiro, que tem uma sobrecarga de impostos com pouquíssimo respaldo do Governo, advogados do escritório Nagel Advocacia selecionaram uma série de artigos, desde 2012, despertando o senso crítico, orientando e explanando caminhos legais para a gestão que podem auxiliar na carga pesada de tributos e responsabilidades de toda ordem. Esta coletânea, que foi divulgada para a mídia local, nacional e internacional, foi elaborada a partir das dificuldades do cotidiano do empresário brasileiro e do cenário jurídico de decisões judiciais e jurisprudências.

Na avaliação dos três autores, acontece um fenômeno ao ato de empreender no Brasil: aquele que se lança com coragem de criar um negócio e fomentar a economia, gerar empregos, ao invés de ser apoiado e estimulado ou obter incentivos e suporte ao se inserir no mundo empresarial, acaba sendo visto como um contribuinte, uma fonte de arrecadação, um ente que precisa ser cobrado, vigiado, fiscalizado, com leis que oprimem. “O empresário acaba espremido entre uma legislação trabalhista antiga, paternalista e um regime tributário complexo e oneroso”.

Segundo os especialistas, na prática, onde deveria existir uma parceria entre Governo e Pequenos e Médios Empresários, se estabelece uma rivalidade, ou seja, o sistema impõe e cria, cada vez mais, regras, normas, leis, fiscalização e tributos. Por sua vez, o empresário, pressionado nesse cenário, começa a ter que buscar outras alternativas para lutar contra aquele que deveria ser o seu apoiador.

Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa
Editora Imprensa Livre
(51) 9929-4575 (51) 3249-7146

Esta entrada foi publicada em NOTÍCIAS. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta